AGROCERA

Sobre nós

O QUE FAZEMOS

O grupo Agrocera é o produtor de cera de carnaúba que mais cresce no Brasil. Nós temos duas fábricas altamente equipadas que seguem os padrões internacionais de qualidade, de segurança e ambientais.

A cera de Carnaúba é um produto insubstituível e natural conhecido como “rainha das ceras” devido às suas características naturais que permitem diversas aplicações.

O nordeste do Brasil é o único lugar do planeta onde a cera de carnaúba pode ser produzida. Durante o período mais seco da caatinga, as palmeiras de carnaúba desenvolvem sobre suas folhas uma substância ceruminosa que serve para proteger a planta contra a perda de água. Desse ponto em diante a nossa cadeia de suprimentos começa, até o da entrega dos nossos produtos de altíssima qualidade para as mais variadas indústrias ao redor do mundo.

LINHA DO TEMPO DA AGROCERA

Conhecemos a cadeia de suprimentos da carnaúba como nenhuma outra empresa, pois evoluímos de dentro dela. O fundador e atual CEO da empresa, Marcelo Sombra, trabalhou em todas as etapas da produção de cera de carnaúba.

Seu trabalho duro nos proporcionou todas as vantagens competitivas necessárias para que, em menos de uma década, pudéssemos nos tornar uma das principais indústrias de exportação de cera de carnaúba do Brasil.

A AGROCERA foi fundada em 2007 pelos irmãos Sombra, Márcio e Marcelo, como uma fábrica de matéria prima para cera de carnaúba que supria a indústria de refinamento. Entretanto, muito antes disso, a família Sombra havia desenvolvido uma relação única com a carnaúba.

AGROCERA FARM

1940: Onde tudo começou

Nos anos 1940, o Sr. Francisco das Chagas Sombra, avô dos fundadores Márcio e Marcelo, adquiriu uma modesta fazenda em Russas, que hoje  é a raiz do Grupo Agrocera.

A partir de então, a família Sombra começou uma tradicional coleta e extração da matéria prima da cera durante o período da colheita.

AGROCERA

1992: A tradição continuou

A tradição foi seguida pela próxima geração, através do Sr. Joaquim Carvalho Sombra, pai de Marcelo e Márcio.

O Sr. Joaquim foi um engenheiro agrônomo que estava envolvido com a compra do pó da carnaúba de outros produtores nas comunidades na região. À medida em que as quantidades de pó se tornaram significantes, em 1992, a família começou o processamento do pó em cera bruta.

AGROCERA

2000: Rápido crescimento

Progressivamente, o Sr. Joaquim e seus filhos criaram um negócio que já em 2000 tinha se tornado o maior produtor e fornecedor de matéria prima para a indústria de cera de carnaúba no Ceará.

AGROCERA

2007: Trabalho duro

Em 2007 o nome da “Agrocera” foi registrado como empresa e havia se tornado um dos principais atores na cadeia de suprimentos da indústria da carnaúba. Essa posição foi alcançada através de uma visão de suporte e proximidade com os trabalhadores das comunidades interioranas, que são a base da nossa ética de trabalho até hoje.

AGROCERA

2013 e 2014: Novos caminhos

A primeira exportação para o mercado mundial foi resultado da estratégia da empresa, que teve seguimento com a construção de uma nova fábrica em Parnaíba, Piauí.

Essa nova fábrica foi concluída em 2014.

Hoje nós podemos dizer com orgulho que nos tornamos uma das mais importantes indústrias de exportação de cera de carnaúba do Brasil.

Essa posição nos habilita a satisfazer as demandas correntes dos nossos clientes, sempre trabalhando em estreitas parcerias com eles.

Acreditamos que esse sucesso decorre da nossa filosofia de valorizar o trabalho duro das pessoas do interior nordestino.

Essa é a nossa história e convidamos você para fazer parte desse legado e contribuir para um sucesso mútuo.

VISITE NOSSAS FÁBRICAS

Nosso processo industrial segue as normas internacionais de qualidade e segurança, obtendo assim o reconhecimento das seguintes entidades certificadoras: ISO 22000:2018, KOSHER e HALAL.

Veja mais

Nosso processo industrial segue as normas internacionais de qualidade e segurança, obtendo assim o reconhecimento das seguintes entidades certificadoras: ISO 22000:2018, KOSHER e HALAL.

Veja mais